Pular para o conteúdo principal

Sobre

A Companhia:

A Cia de Teatro Kokelinha nasceu com o propósito de realizar peças infantis e adultas, que promovam o debate e a reflexão de questões sociais e culturais de uma forma leve e lúdica. Os textos originais da Kokelinha transmitem o desejo de contar novas histórias, apresentar personagens nunca vistos e resinificar arquétipos já conhecidos.


O grupo nasceu do encontro de Allex Borges, Ítalo Jonas, Iuri Lupetti, Rosangela Almeida, Dafner Cibele e Felipe Leão, para a realização de um texto teatral inédito, que seria dado de presente para Dafner Cibele. Os atores, se conheceram em cursos de teatro da Usina Geradora na Estação Cultura de Campinas. Foi também na Estação Cultura, que os integrantes receberam formação em oficinas teatrais da EMCeA, que originaram diversos espetáculos musicais entre 2015 e 2018. 


O texto teatral, escrito como presente a Dafner Cibele, passou a ser ensaiado pelo grupo no final de 2018, dando origem ao musical infantil "A Princesa Dara e o Sapo Que Fala", que o grupo produziu e estreou em abril de 2019. A peça, que mostra um reino africano liderado e construído por mulheres, foi apresentada com sucesso de público e crítica, nos teatros e pontos de cultura de Campinas ao longo do primeiro semestre de 2019.


Com a gravidez de Rosangela Almeida, uma das protagonistas da peça, o grupo decidiu congelar as apresentações do espetáculo, para voltar com ele em 2020.  A cia então, passou a se dedicar a esquetes, contações de histórias e pockets infantis, que perduraram ao longo do segundo semestre de 2019. Nesse período, nas apresentações do pocket "João e o Pé de Feijão", a atriz e arte educadora Andressa Estrela, passou a fazer parte do grupo.


Para 2020, a Cia Kokelinha planejava estrear um novo espetáculo infantil "Os Feijões Mágicos de João", versão do clássico de Joseph Jacobs que traz um olhar reflexivo sobre a relação dos humanos com os animais. Tudo mudou devido a pandemia e o consequente isolamento social, o que levou  "Os Feijões Mágicos de João" a ser cancelado. Porém, buscando caminhos alternativos para levar sua arte até o público, a Cia Kokelinha adaptou o espetáculo para um formato que o grupo nomeou de "Teatro Web", lançando-o na Internet em maio de 2020 de forma gratuita. 


Também durante a pandemia, o grupo passou a se dedicar a série “Contação de Histórias na Quarentena” para o IGTV, Facebook e Youtube, material esse, que ajudou professores e educadores na adaptação dos conteúdos para o formato online, já que as histórias escolhidas pelo grupo, fazem parte dos conteúdos didáticos aplicados pelos professores da pré-escola e ensino fundamental - anos iniciais.  Migrando cada vez mais para o Youtube, em junho de 2020, a Cia Kokelinha lançou seu especial de Festa Junina, chamado Arraial Virtual, que contou com três vídeos temáticos, incluindo uma nova peça no formato Teatro Web: "A Quadrilha dos Bichos". 


Em agosto de 2020, a Cia Kokelinha é convidada pela Casa de Cultura de Canaã dos Carajás para sua programação de contações de histórias on-line, apresentando então, a história infantil “O Sol e a Lua”, baseada no livro homônimo de Gerusa Rodrigues Pinto. Em outubro de 2020, o grupo esteve na programação do projeto “Criação no Caos”, do Cantinho Da Criação, apresentando um vídeo com bastidores das gravações, além de um registro das atividades que o grupo vinha desenvolvendo.  No mês seguinte, lançou uma versão da música “Ao Mestre Com Carinho”, como homenagem a todos os professores que tiveram que transformar seu trabalho por conta da pandemia.
  

Em dezembro de 2020, além do lançamento de seu "Especial de Natal", foi a vez do grupo fazer parte do festival de teatro on-line “Entre Cantos”, com o vídeo “Tem Um Bicho Na Minha Casa", que acabou saindo vencedor de três prêmios do festival: Melhor Concepção de Vídeo - Júri Popular, Melhor Concepção de Vídeo - Júri Técnico e Impacto Social.


Objetivo:

Contribuir com o fomento da arte, levando ao público em geral espetáculos infantis, contações de histórias, esquetes, clipes musicais e peças de teatro web, que promovam o debate e a reflexão de questões sociais e culturais de uma forma leve e lúdica.

Missão:

Contribuir para o popularização do teatro infantil no interior do estado de São Paulo, levando entretenimento de qualidade com preços acessíveis para população local e produzir conteúdos artísticos, e educativos no formato audiovisual para todos os públicos, rompendo distancias e propagando assim, nossas mensagens.


         | ciakokelinha@gmail.com |

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Siga a Cia Kokelinha:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Siga a Cia Kokelinha:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀| ©2019 - 2020 Kokelinha Cia de Teatro | ciakokelinha@gmail.com |