A Cia Kokelinha apresenta suas contações de histórias teatrais em formato de pocket shows, com dois atores em cena e bastante música, coreografias e elementos lúdicos. Elas funcionam como pequenas peças teatrais de 30 minutos de duração, com possibilidade de ajuste de tempo conforme necessidade. Elas podem ser realizadas em qualquer espaço como sala, salão, quadra, refeitório e espaços abertos também. Confira abaixo quais são as contações:
A Canção de Ayele
Dramaturgia: Ítalo Jonas
Temática principal: África

A Rainha Nandi Ká, do reino africano de Kadondo, está muito animada com sua estadia no Brasil. Ela quer aproveitar a viagem para levar mais informações sobre a cultura africana para as crianças brasileiras. Seu grande amigo, Rei Olivin, também está passando férias no Brasil. Juntos, eles apresentam ao público elementos da cultura africana, como brincadeiras e músicas tradicionais do continente.
Quando eles descobrem que perto dali, um feirante está procurando pelo seu pequeno filho que se perdeu na multidão, eles lembram de uma antiga história africana chamada "A Canção de Ayele", na qual um pai busca por um filho perdido em uma feira. Será que relembrando a história de Ayele, Nandi e Olivin conseguiram ajudar o feirante a encontrar seu filho? Essa contação mistura dança, música, brincadeiras e muita informação sobre África.
O Tambor da Lua
Dramaturgia: Ítalo Jonas
Temática principal: África

Vindo diretamente de seu reino na África, o Rei Olvin está no Brasil para fotografar as árvores mais altas do nosso país. Ele busca também encontrar árvores parecidas com o baobá, que é muito importante para os povos africanos. Sua grande amiga, a Rainha Nandi Ka, está o ajudando nessa tarefa. Depois de ouvirem um som de tambor vindo da floresta, eles descobrem que esse instrumento está sendo tocado por um simpático macaquinho chamado Kaku, que gosta muito de instrumentos musicais e dos sons da natureza.
É nesse momento, que eles lembram de uma antiga fábula africana, que fala sobre a amizade de um macaquinho com a lua. Nessa história, o primeiro tambor que pareceu na Terra, foi um presente da lua. Com muito humor, músicas e conhecimentos sobre a cultura africana, essa contação trabalha temas importantes como a importância da amizade, do aprendizado musical e da valorização da cultura africana.
Tudo isso é Folclore
Dramaturgia: Ítalo Jonas
Temática principal: Folclore brasileiro
Os personagens desse pocket show são crianças que amam contar histórias. A aventura deles começa quando encontram uma caixa misteriosa, posteriormente apelidada por eles de "Caixa do Folclore". De dentro da caixa, que parece caber muito mais objetos do que seu tamanho permite, eles descobrem elementos da cultura e do folclore brasileiro que remetem as lendas, brinquedos, brincadeiras, músicas, trajes, manifestações populares, superstições, danças, comidas e festas típicas.
Juntos e contagiados com músicas e danças, as personagens, como protagonistas do próprio aprendizado, descobrem que o folclore do nosso país envolve muito mais elementos do nosso cotidiano do que eles imaginavam. Além disso, eles percebem o quanto é divertido e curioso estar em contato e brincar com os elementos do universo do folclore brasileiro.
Cinco Sentidos
Dramaturgia: Andressa Estrela
Temática principal: Cinco Sentidos

Nessa contação teatral acompanhamos uma aventura de Miguel, que esta preocupado com o tema da sua tarefa escolar: os cinco sentidos. Cansado de tentar procurar sobre eles, ele acabam entrando em uma floresta mágica. Dentro dela, ele deve usar equipamentos de segurança que irão restringir cada um dos seus sentidos. Para recuperá-los ele contará com a ajuda de um ser mágico chamado Imaginação, que é capaz de se transformar em todos os habitantes da floresta. Dando asas à imaginação, uma simples almofada pode se tornar uma deliciosa maçã ou, ainda, um limão azedo. A partir desse combinado, os pequenos espectadores, juntamente com as personagens, são levados a explorar e refletir sobre o papel dos cinco sentidos e sobre o poder de imaginar.
O Sol e a Lua
Dramaturgia: Ítalo Jonas
Temática principal: Astronomia

Ayala e Taiyou se conhecem após receberem um convite misterioso de alguém chamado Cometa Azul. Quando Ayala mostra a todos o seu sistema solar, eles descobrem algo em comum: A paixão pela astrologia. Por meio de músicas e jogos cênicos, o público mergulha na história que Ayala e Taiyou decidem contar juntos. Um dos protagonistas dessa história é o senhor Sol, governante e líder dos céus, que deseja descobrir o que é o amor. Do outro lado do horizonte, está a dona Lua, elegante e reluzente, que sempre observa o senhor Sol, só que bem de longe.
O que será que os cometas, estrelas, planetas e satélites irão achar se um dia o senhor Sol se descobrir apaixonado pela Lua? Será que ela aceitaria se casar com ele? Será que essa será a maior festa que o céu já viu? Ayala e Taiyou irão atrás de todas essas respostas.
Quer levar uma dessas produções para a sua escola?
Entre em contato pelo nosso e-mail: contato.kokelinha@gmail.com