Contações de Histórias - Cia Kokelinha - SESC Campinas
Dia 10/10 - Os Cinco Sentidos, às 16h30
Dia 11/10 - Tudo isso é Folclore, às 16h30
Dia 17/10 - A Canção de Ayele, às 16h30
Dia 18/10 - O Sol e a Lua, às 16h30
A contação de histórias “Os Cinco Sentidos” acompanha uma aventura de Miguel, que está preocupado com o tema da sua tarefa escolar: os cinco sentidos. Cansado de tentar procurar sobre eles, ele acaba entrando em uma floresta mágica, graças a um ser místico conhecido como Imaginação. Dentro da floresta, ele deve usar equipamentos de segurança que irão restringir cada um dos seus sentidos. Para recuperá-los ele contará com ajuda de diversos animais, como ajuda a Dona Aranha, que é a habitante mais antiga da floresta.
Em “Tudo isso é Folclore” acompanhamos a história de crianças que encontram uma caixa misteriosa, apelidada por eles de Caixa do Folclore. De dentro da caixa, que parece caber muito mais do que seu tamanho permite, as personagens, juntamente com o público, descobrem elementos da cultura e do folclore brasileiro que remetem as lendas, brinquedos, brincadeiras, músicas, trajes, manifestações populares, superstições, danças, comidas e festas típicas. Juntos e contagiados com músicas e danças, as personagens, como protagonistas do próprio aprendizado, descobrem o quanto é divertido e curioso estar em contato e brincar com os elementos do universo do folclore brasileiro.
Em “A Canção de Ayele", dois membros da realeza de reinos africanos, a Rainda Nandi Ka e o Rei Olivin contam sobre as aventuras de um menino muito esperto que mora com seu pai em um país da África chamado Gana. Como Ayele gosta muito de música, seu pai criou uma canção para homenageá-lo: “Ayelevi me kulo mido papa Ayele, ah mido papa Ayele”. Em uma visita a feira, essa canção, que é sempre acompanhada de dança e movimentos corporais, ganha uma importância maior do que Ayele e seu pai tinham imaginado.
Por meio de músicas e jogos cênicos, o público mergulha na história do senhor Sol, governante e líder dos céus, que está solitário, e deseja descobrir o que é o amor. Do outro lado do horizonte, mora a dona Lua, elegante e reluzente, que sempre observa o senhor Sol, só que bem de longe. O que será que os astros, estrelas, plantas, satélites irão achar se um dia o senhor Sol se descobrir apaixonado pela Lua? Será que ela aceitaria se casar com ele? Será essa a maior festa que o céu já viu? Essas e muitas outras questões serão respondidas na contação “O Sol e a Lua”.